Deputados debatem resultados da primeira metade do Governo Lula

Na reunião plenária desta terça (17), avaliações divergentes sobre a atuação do Governo Lula na área econômica e a despedida do deputado Lula Cabral (Solidariedade), das atividades na Alepe ganharam destaque entre os pronunciamentos. 

Governo Lula

O deputado Coronel Alberto Feitosa (PL), fez uma análise do Governo Lula com base em notícias da imprensa sobre os indicadores negativos da gestão federal. Segundo o deputado, o Governo se diz preocupado com os mais pobres, mas adota medidas que estariam levando o país ao caos financeiro. 

Dentre os números citados pelo parlamentar está o déficit do setor público, que atingiu em julho o valor de R$ 1,1 trilhão, o maior da série histórica iniciada em 2001. Feitosa ainda comentou o aumento do preço do dólar, e a projeção de aumento também da inflação, feita por economistas do Plano Real. 

“Nada disso foi novidade porque Lula avisou, quando ele disse que Bolsonaro agradou o mercado, e ele iria desagradar. Só que essa frase dele tem consequências e pesa, sobretudo, no ombro e no bolso do mais pobre”, avaliou.

Coronel Alberto Feitosa também enumerou o que chama de “maldades” do Governo Federal contra os mais pobres. Dentre elas, ele destacou a inclusão do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) no pacote de cortes de gastos. 

Em aparte, Waldemar Borges (PSB), reagiu afirmando que a inflação está sob controle, e que a subida do dólar é fruto de uma “chantagem da pior categoria” do mercado financeiro. Segundo o parlamentar, a chamada “Faria Lima” obtém “ganhos fenomenais” com os juros da dívida pública, que é o maior gasto do governo. Borges destacou resultados positivos da gestão, como a redução do desemprego e a saída do Brasil do mapa da fome. 

Já o deputado João Paulo (PT) fez um balanço do governo do presidente Lula diante das dificuldades enfrentadas. Ele ressaltou avanços da atual gestão, mesmo com ameaça de golpe e oposição no Congresso e no mercado financeiro. 

“As reservas internacionais atingiram 372 bilhões de dólares, o maior patamar em cinco anos. Além disso, o Brasil bateu recorde de emprego com 133 milhões de ocupados, enquanto o número de jovens que não estudam nem trabalham é o menor da série histórica. Esses resultados econômicos, somados a avanços como o acordo entre Mercosul e a União Europeia, após 25 anos de impasse, mostram que o Brasil está no caminho certo”, salientou.

O parlamentar destacou a prisão do general Braga Netto, no último sábado, como um “desmonte das forças antidemocráticas contra o Brasil”, relacionadas com os ataques de 8 de janeiro e planos de atentados contra o próprio Lula e outras altas autoridades revelados por investigações da Polícia Federal. O deputado defendeu a necessidade da resistência democrática e da construção de uma boa base parlamentar, que “priorize os interesses do povo e enfrente a agenda regressiva da extrema-direita”.

Despedida

Lula Cabral subiu à tribuna para se despedir do mandato de deputado estadual para assumir, a partir do próximo ano, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho (Região Metropolitana). O parlamentar destacou as boas relações que cultivou na Alepe em quatro mandatos, e ressaltou a alegria em ser escolhido para administrar, também pela quarta vez, o município onde nasceu. 

“A alegria vem redobrada porque recebi, através das urnas, o chamamento do povo da minha cidade para governar e resolver os graves problemas enfrentados pela população”, enfatizou. O deputado expressou, ainda, respeito e gratidão por seus pares e todos os funcionários da Casa. “Tenho certeza de que construí pontes aqui que jamais se quebrarão, porque foram construídas com muito amor e muito zelo”, frisou.

Nos apartes, deputados e deputadas desejaram sucesso a Cabral no novo desafio e enalteceram sua atuação política tanto como parlamentar, quanto como prefeito. “Que você faça a maior gestão da história do Cabo de Santo Agostinho, porque você tem condição e sabe administrar”, externou o líder do governo, Izaías Régis(PSDB). 

“Você tem aqui 48 pares que lhe admiram e gozam da alegria de dividir essa Casa com vossa excelência. Vamos sentir saudades aqui, mas com a certeza de que o Cabo estará sendo muito bem cuidado”, destacou o líder da oposição, Diogo Moraes (PSB). 

Também se pronunciaram as deputadas Dani Portela (PSOL), Débora Almeida (PSDB), Delegada Gleide Ângelo (PSB), Roberta Arraes (PP), e os deputados Adalto Santos (PP), Aglailson Victor (PSB), Antônio Moraes (PP), Coronel Alberto Feitosa (PL), Eriberto Filho (PSB), Francismar Pontes (PSB), Henrique Queiroz Filho (PP), Jarbas Filho (MDB), João Paulo (PT), João Paulo Costa (PCdoB), Joãozinho Tenório (PRD), Joaquim Lira (PV), Joel da Harpa (PL), Kaio Maniçoba (PP), Mário Ricardo (Republicanos), Nino de Enoque (PL), Romero Albuquerque (União), Waldemar Borges (PSB) e William Brigido (Republicanos). governo federal para que a gente possa dar uma solução definitiva ao problema”, anunciou.